APRESENTAÇÃO :::

 

REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA
BIOMETRIC BRAZILIAN JOURNAL

A REVISTA BRASILEIRA DE BIOMETRIA (Título anterior: REVISTA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA (ISSN – 0102-0811) ) publica artigos científicos de autores nacionais ou internacionais, na forma de artigos originais de pesquisa e, eventualmente, na forma de notas, resenhas, comunicações e traduções, que de alguma forma venha desenvolver, estender ou avaliar aspectos teóricos, aplicados ou educacionais das diversas áreas da Estatística e da Matemática, com ênfase a aplicações nas áreas biológicas.
De 1983 a 2002 a Revista teve uma periodicidade anual, sem qualquer interrupção (20 anos - 20 volumes) e sem atrasos nas publicações. Em 2003, visando uma circulação mais rápida dos artigos, a periodicidade passou a ser quadrimestral. De 1983 a 2004, todos os fascículos foram publicados na forma impressa, com distribuição por doação ou permuta para 338 instituições de ensino e pesquisa, sendo 229 nacionais e 109 internacionais. Em 2005 o periódico passou, também, para a forma eletrônica. O periódico conta com auxílio financeiro da UNESP, via Pró-Reitoria de Pesquisa, no que se refere à produção editorial, impressão e distribuição.

As principais características da Revista são:

Periodicidade: De 1983 a 2002 a Revista tinha periodicidade "anual". Em 2003, visando uma circulação mais rápida dos artigos, a periodicidade passou a ser quadrimestral. Em 2007 passou a ser trimestral.

Forma de publicação: De 1983 a 2005, os fascículos foram publicados na forma de “periódico impresso” e, em 2005, passou a ser publicado também na forma de “periódico eletrônico”.

Tipos de artigos: A revista publica artigos de autores nacionais ou internacionais, na forma de artigos científicos originais e, eventualmente, na forma de notas, resenhas, comunicações e traduções, que de alguma forma venha desenvolver, estender ou avaliar aspectos teóricos, aplicados ou educacionais das diversas áreas da Matemática e da Estatística. Embora sejam possíveis outras formas de publicação, quase a totalidade dos artigos publicados são Trabalhos Científicos Originais.

Indexação: A Revista é indexada em várias bases de dados de interesse nas áreas de Matemática e Estatística, ou sejam:
AGRIS; Agrobase; Current Index Statistics; Current Mathematical Publications; Mathematical Abstracts; Mathematical Reviews; MathSci (American Mathematical Society); Periódica: Unam-México; Statistical Theory and Methods Abstracts; ZMATH (Zentralblatt Math Database).
A Revista está pleiteando outras indexações.

Idioma das publicações: A Revista publica artigos redigidos em português ou inglês. O Resumo e Palavras-chave devem ser em ambos os idiomas. A Revista tem como meta publicar todos os artigos em inglês.

Alcance da revista: A revista tem alcance internacional, o que pode ser comprovado pela publicação de artigos de autores internacionais e pelas instituições de ensino e pesquisa que tem se interessado pela mesma.

Conselho consultivo: O Conselho Consultivo é composto por pesquisadores de reconhecido valor nas áreas de Estatística e Matemática, de filiação nacional e internacional. Os membros do Conselho Consultivo encontra-se disponível na página da Revista. .

Comissão editorial: A Comissão Editorial é composta por pesquisadores de reconhecido valor nas áreas de Matemática e Estatística, de filiação nacional. Os membros da Comissão Editorial encontra-se disponível na página da Revista.

Corpo de pareceristas: A revista tem um corpo de mais de 100 parecerista s cadastrados, que são solicitados de acordo com a especificidade de cada artigo e, em casos específicos, outros pareceristas são solicitados.

Trâmite dos artigos: Todo artigo é enviado para dois pareceristas, com titulação mínima de doutor, do Brasil ou do exterior. Quando aprovado quanto ao mérito pelos dois o artigo é considerado em condições de publicação, e, quando reprovado pelos dois, o artigo é rejeitado. No caso de um parecer favorável e um contrário, o artigo é enviado para um terceiro parecerista . Quando o artigo for aprovado quanto ao mérito, é diagramado, de acordo com as normas da revistas e passa por revisores do português e inglês e pela bibliotecária para revisão das referências e citações. Todo artigo retorna ao(s) autor(es) para uma ou duas provas para revisões finais.